25_anos_capitais_europeias_cultura_pt O  25.º aniversário das Capitais Europeias da Cultura  será celebrado pela Comissão Europeia entre 23 e 24 de Março.
O aniversário é comemorado com uma conferência e exposição em Bruxelas, na presença de mais de 400 representantes de capitais passadas, presentes e futuras e de muitos outros operadores culturais. O Presidente José Manuel Barroso e a Comissária Androulla Vassiliou inaugurarão o evento, juntamente com Doris Pack, presidente da Comissão da Cultura do Parlamento Europeu. A conferência visa a partilha de experiências e de boas práticas, assim como a avaliação do impacto das Capitais Europeias da Cultura desde o seu lançamento em 1985.

Desde a primeira Capital Europeia da Cultura, que teve lugar em Atenas em 1985, mais de 40 cidades de toda a Europa detiveram o título. As Capitais da Cultura deste ano são Essen, representando a região do Rur (Alemanha), Pécs (Hungria) e Istambul (Turquia).

Os objectivos principais do projecto das Capitais Europeias da Cultura são:

  • destacar a riqueza e a diversidade das culturas europeias;
  • promover a compreensão mútua entre os cidadãos europeus;
  • incentivar um sentido de pertença à mesma família europeia, sensibilizando-nos para as nossas raízes europeias comuns e para as nossas ambições comuns para o futuro.

As Capitais Europeias da Cultura são igualmente uma oportunidade única de reabilitar cidades a longo prazo, dando nova vitalidade à sua vida cultural e às suas actividades criativas e transformando a sua imagem.

Foi Melina Mercouri, a recentemente falecida antiga ministra da Cultura da Grécia e actriz consagrada, que, com Jack Lang, o seu homólogo francês, concebeu a ideia das Capitais Europeias da Cultura.

 Para mais informações:
http://ec.europa.eu/culture/our-programmes-and-actions/doc413_en.htm
http://ec.europa.eu/culture/news/news2459_en.htm