comissario_moedas_ptO Comissário Europeu para a Investigação, a Ciência e a Inovação, Carlos Moedas, vai estar em Lisboa nos dias 20 e 21 de novembro para efectuar a primeira visita oficial após a tomada de posse da nova equipa de comissários europeus.

No dia 20, Carlos Moedas lança a campanha de informação pública da Comissão Europeia «UE trabalhamos para si», tendo de seguida um encontro bilateral com o Presidente da República. Durante a tarde, o comissário intervém no 24º Congresso da Associação Portuguesa do Desenvolvimento das Comunicações (APDC) e visita a Fundação Champalimaud, acompanhado pela respetiva Presidente, Leonor Beleza.

No dia 21, Carlos Moedas tem um pequeno almoço de trabalho na Fundação Calouste de Gulbenkian e uma visita ao Instituto Gulbenkian de Ciência, em Oeiras. O Comissário Europeu tem de seguida um almoço de trabalho com o Primeiro Ministro, Pedro Passos Coelho, e uma reunião com os reitores das universidades portuguesas na Representação em Portugal da Comissão Europeia.

O programa de trabalho da visita de Carlos Moedas a Portugal termina com um encontro com o Presidente do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, António Coutinho e uma reunião com o Ministro da Educação, Nuno Crato e a Secretária de Estado da Ciência, Leonor Parreira.

No âmbito das suas funções, o Comissário Carlos Moedas tem como principais áreas de responsabilidade o programa Horizonte 2020, e o modo como este programa pode contribuir para a criação de emprego, o incentivo ao investimento e ao crescimento.

A promoção do caráter de excelência internacional da Investigação e Ciência da UE e a avaliação da forma como o investimento neste domínio pode ser utilizado mais eficazmente são outros domínios de trabalho de Carlos Moedas. Uma das suas áreas de responsabilidade é também o estímulo às empresas privadas para aplicarem a investigação na resposta aos desafios da sociedade, criando simultaneamente, mais emprego qualificado.

Comissão Europeia