ttAntes do debate de 21 e 22 de março no Conselho Europeu sobre a inovação, a indústria e a competitividade, a Comissão toma medidas decisivas para a criação de um Conselho Europeu de Inovação.

A concorrência mundial está a intensificar-se e a Europa precisa de aprofundar a sua capacidade de inovação e de assunção de riscos para competir num mercado cada vez mais definido pelas novas tecnologias. É por esta razão que a Comissão Juncker está a criar um Conselho Europeu de Inovação (EIC) para transformar as descobertas científicas da Europa em empresas capazes de proceder a uma mais rápida transposição para uma maior escala. Atualmente na sua fase piloto, o Conselho Europeu de Inovação estará a funcionar plenamente a partir de 2021, no âmbito do próximo Programa de Investigação e Inovação Horizonte Europa.

Em 2017, a Comissão lançou a fase piloto do Conselho Europeu de Inovação, introduzindo concursos gerais e entrevistas presenciais com vista a identificar e financiar as empresas em fase de arranque e as PME mais inovadoras na Europa. Desde então, 1276 projetos altamente inovadores já beneficiaram de um financiamento global superior a 730 milhões de euros.

A Comissão anuncia hoje dois passos importantes que reforçarão as atividades nos dois anos remanescentes da fase-piloto do EIC:

  • Mais de 2 mil milhões de euros de financiamento em 2019-2020 que abrangem toda a cadeia de inovação: projetos «Pathfinder» (Pioneiro) destinados a apoiar tecnologias avançadas a partir da base de investigação (abre amanhã); e o financiamento do «Accelerator» (Acelerador) para ajudar as empresas em fase de arranque e as PME a desenvolverem e a transporem as inovações para uma maior escala até uma fase em que estas possam atrair o investimento privado (aberto em junho). No âmbito do «Accelerator», as empresas de financiamento poderão aceder a financiamento misto (subvenções e capitais próprios) num montante máximo de 15 milhões de euros.
  • A Comissão nomeará entre 15 a 20 líderes em inovação para um Conselho Consultivo do EIC que irá supervisionar a fase-piloto do EIC, preparar o futuro do EIC e ser o defensor do EIC a nível mundial. Os inovadores de todo o ecossistema são convidados a manifestar-se até 10 de maio.
  • A Comissão recrutará um primeiro grupo de «gestores de programa» com conhecimentos especializados em novas tecnologias para prestar apoio prático e a tempo inteiro aos projetos. O convite à apresentação de candidaturas será publicado em breve.
  • A Comissão anuncia também que foram hoje selecionadas mais 68 empresas em fase de arranque e PME para um financiamento global de 120 milhões de euros ao abrigo da atual fase piloto do EIC. As empresas estão, por exemplo, a desenvolver uma tecnologia de pagamentos em linha baseada na cadeia de blocos, novos ecrãs eficientes do ponto de vista energético e uma solução para combater o ruído do tráfego (repartição) dos beneficiários por país e por setor).

Dada a crescente importância económica da inovação revolucionária e disruptiva e com base no sucesso da fase piloto do EIC, a Comissão propôs afetar 10 mil milhões de euros ao EIC no âmbito do Horizonte Europa, o programa de financiamento da investigação e inovação da UE para 2021-2027.

Para mais informações:
https://ec.europa.eu/portugal/news/creation-european-innovation-council_pt