AprovisionamentoA Comissão Europeia, no dia 7 de Outubro de 2009, apelou a um investimento adicional de 50 mil milhões de euros no âmbito das tecnologias hipocarbónicas.
Convidou as autoridades públicas, as empresas e os investigadores a conjugarem esforços para desenvolver até 2020 as tecnologias necessárias para fazer face às alterações climáticas, garantir o aprovisionamento energético da União Europeia e assegurar a competitividade das economias europeias.
Numa proposta intitulada “Investir no desenvolvimento de tecnologias hipocarbónicas“, a Comissão Europeia estima que nos próximos dez anos será necessário um investimento adicional de 50 mil milhões de euros na investigação de tecnologias energéticas, quase triplicando – de 3 para 8 mil milhões de euros – o investimento anual na União Europeia.
Trata-se de um passo em frente na aplicação do Plano Estratégico Europeu para as Tecnologias Energéticas (Plano SET), o pilar tecnológico da política da União Europeia em matéria de energia e clima. São equacionadas várias fontes de financiamento, provenientes dos sectores público e privado, a nível nacional e comunitário, que, utilizadas de forma coordenada, ajudarão também a impulsionar um sector industrial em rápido crescimento e a criar emprego.

Desenvolvimento em: