Prémio do Património Cultural da União Europeia de 2011 recompensa 27 exemplos notáveis de conservação, preservação e investigação no domínio do património histórico.

Restituir a uma estação de comboios central o seu esplendor arquitectónico original, formar a próxima geração de curadores, recuperar um mosteiro desafectado: eis alguns exemplos do trabalho levado a cabo por milhares de voluntários e profissionais para manter viva a história europeia.

São assim restaurados, conservados e preservados edifícios, estruturas, fortificações e artefactos representativos do património cultural europeu.

A UE recompensa esses trabalhos anualmente através da atribuição dos prémios do património cultural, também designados por Prémios Europa Nostra  . Este ano há 27 vencedores, 6 dos quais serão distinguidos com o “grande prémio” do património cultural, recebendo também 10 000 euros cada um.

Os prémios são financiados pelo Programa Cultura da UE que já atribuiu, desde 2007, 26 milhões de euros ao co-financiamento de projectos no domínio do património. São também um investimento nas indústrias culturais e criativas europeias, que dão emprego a cerca de 8,5 milhões de pessoas e representam 4,5 % do PIB da UE.

Conheça aqui os vencedores de 2011:
http://ec.europa.eu/news/culture/110610_pt.htm