Os 28 Membros do Tribunal de Contas Europeu reelegeram hoje Vítor Manuel da Silva Caldeira para um terceiro mandato de três anos como Presidente do Tribunal. O Presidente assegura a supervisão do desempenho do Tribunal e representa a instituição nas suas relações externas.

Vítor Manuel da Silva Caldeira é português e tornou‑se Membro do Tribunal de Contas Europeu em março de 2000. Foi eleito 10º Presidente da instituição em janeiro de 2008. Durante o seu primeiro mandato, dirigiu a reforma da estrutura e do processo de tomada de decisão do Tribunal, através da introdução de um sistema de câmaras. Estas reformas otimizaram a gestão do Tribunal, tornando‑o mais eficiente e apto a utilizar os seus recursos da forma mais eficaz. Durante o seu segundo mandato, liderou os auditores da UE num período em que os pareceres do Tribunal sobre a legislação financeira por adotar, bem como as suas auditorias financeiras e de resultados, assumiram uma importância ainda maior devido à crise financeira e à necessidade urgente de ajudar a assegurar a melhor gestão dos fundos da UE.

Antes de ocupar a presidência, foi decano do grupo CEAD do Tribunal, responsável pela coordenação, avaliação, fiabilidade, desenvolvimento e comunicação. Entre janeiro de 2002 e março de 2006 foi o Membro responsável pela declaração de fiabilidade, o elemento central do relatório anual do Tribunal de Contas, em que o Parlamento Europeu se baseia para o procedimento de quitação do orçamento da UE.

Antes de integrar o Tribunal, desempenhou vários cargos de destaque na administração pública portuguesa, relacionados com a auditoria e o controlo financeiro. Para um curriculum vitae pormenorizado, é favor consultar o CV http://www.eca.europa.eu/Lists/ECADocuments/CV_CALDEIRA/CV_CALDEIRA_PT.PDF.