concurso_redacao_alargamento_ptA Comissão Europeia acaba de lançar um concurso de redação  «Tão iguais, tão diferentes, tão europeus.» dirigido aos jovens, dos 18 aos 25 anos, que sejam cidadãos dos 28 Estados-Membros da UE e residentes num deles. Data-limite para apresentação dos textos é 27 de fevereiro de 2015 ao meio-dia (fuso horário CET).

Sabias que, em resultado dos sucessivos alargamentos, a União Europeia (UE) é a maior economia do mundo, com mais de 500 milhões de cidadãos?

Nunca como agora teve tanta importância a nível internacional. A política de alargamento da UE apoia os preparativos de adesão dos países europeus que pretendem integrar a UE. Como tal, ajuda a tornar a Europa um local mais seguro e promove a democracia e as liberdades fundamentais, consolidando o Estado de direito nos países candidatos.

A Croácia, o país mais recente a aderir à UE, tornou-se o 28.º Estado-Membro em 2013. A Albânia, a Antiga República Jugoslava da Macedónia, a Bósnia e Herzegovina, a Islândia (as negociações com a Islândia foram suspensas devido à decisão do governo islandês), o Kosovo, Montenegro, a Sérvia e a Turquia são candidatos ou potenciais candidatos.

Alguns deles já estão em processo de negociação ou a aguardar o seu início, enquanto outros têm a perspetiva de adesão para quando estiverem preparados.

A Comissão Europeia está interessada na tua opinião:

  • Qual é a tua experiência ao nível de uma União Europeia alargada?
  • Como conseguirá uma União Europeia alargada fazer face aos desafios do futuro?

Partilha as tuas ideias relativamente a uma ou às duas perguntas num artigo (máximo de 1000 palavras) e ganha prémios!

Para mais informações: SoEuropean@writingcompetition.eu

Os júris nacionais selecionarão um vencedor por país, que ganhará uma visita de três dias a Bruxelas (Bélgica), a realizar no fim de maio de 2015. Os artigos vencedores também serão publicados no Web site da Comissão Europeia e serão oferecidos aos principais meios de comunicação nacionais para a respetiva publicação.

Para mais informações:
http://event.iservice-europa.eu/pt-pt/concurso-de-redacao

 

Share