Este concurso de multimédia à escala da União Europeia desafia os estudantes a captar o papel que os migrantes desempenham nas nossas vidas. Com o objetivo de estimular um debate construtivo e, ao mesmo tempo, refletir sobre a situação dos migrantes na Europa, a Comissão Europeia oferece aos novos talentos europeus a oportunidade de apresentarem a sua perspetiva sobre este assunto.

O concurso está aberto a todos os estudantes com mais de 18 anos que estejam inscritos num estabelecimento de ensino superior nos domínios da arte, artes gráficas e comunicação situado num dos Estados-Membros da União Europeia ou na Croácia.

As escolas devem apresentar os trabalhos até 21 de junho de 2013, sendo os trabalhos repartidos por três categorias: cartazes, fotografias e vídeos.

Cada estabelecimento pode apresentar um ou vários trabalhos, numa ou várias categorias. Os trabalhos serão avaliados a nível nacional, sendo os melhores (até 10 por país) enviados a um júri europeu que selecionará os 30 finalistas e designará os vencedores europeus em cada categoria. Este júri será composto por profissionais dos setores da comunicação, da arte e dos meios de comunicação, bem como por membros das comunidades migrantes.

Os 30 finalistas europeus serão convidados a assistir à cerimónia de entrega de prémios, que se realizará em Bruxelas e deverá contar com a presença de Cecilia Malmström, a Comissária responsável pelos Assuntos Internos. Será também atribuído um prémio especial, com base nos resultados da votação do público através do sítio web http://www.migrantsineurope.eu/pt.

As escolas cujos estudantes ganharem os primeiros prémios das três categorias e o primeiro prémio do público receberão uma recompensa no valor de 10 000 EUR cada, que deverá ser utilizada para fins educativos.

Para mais informações:
http://ec.europa.eu/portugal/comissao/destaques/20130205_migrantes_europa_pt.htm