DiscoveryOs candidatos devem ter completado 18 anos até 1 de julho de 2018, ser nacionais de um país da UE e estar dispostos a viajar este verão.

A partir de amanhã (12h00, hora da Europa Central) e até 26 de junho (12h00), os jovens podem candidatar-se a um bilhete que lhes dá a oportunidade de partir à descoberta do seu continente entre julho e o final de outubro de 2018. A iniciativa DiscoverEU permitir-lhes-á compreender melhor a diversidade da Europa, apreciar a sua riqueza cultural, fazer novos amigos e reforçar o sentimento de identidade europeia. Tibor Navracsics, Comissário responsável pela Educação, Cultura, Juventude e Desporto, afirmou: «O DiscoverEU oferece aos jovens uma excelente oportunidade de descobrirem a Europa através de um périplo pessoal, de um modo que nenhum livro ou documentário pode igualar. Estou certo de que esta experiência proporcionará uma mudança positiva aos jovens e às comunidades que eles visitarem. A iniciativa que lançamos amanhã é uma oportunidade de fazer surgir 15 000 histórias europeias inesquecíveis, a que se seguirão muitas mais ainda este ano e, assim o esperamos, nos anos futuros.»

No âmbito desta nova iniciativa da UE, os jovens poderão viajar a título individual ou enquanto parte de um grupo constituído, no máximo, por cinco pessoas. Regra geral, os participantes viajarão de comboio. No entanto, a fim de assegurar um amplo acesso em todo o continente, os participantes podem, em casos especiais, utilizar modos de transporte alternativos, tais como o autocarro ou o ferry, ou, excecionalmente, o avião. Desta forma, os jovens que vivem em ilhas ou zonas remotas que façam parte da UE também terão a possibilidade de participar. Dado que 2018 é o Ano Europeu do Património Cultural, os viajantes terão a oportunidade de participar em numerosos eventos que estão a ser organizados em toda a Europa.

Como candidatar-se

Os candidatos devem indicar os seus dados pessoais e dar algumas informações sobre a viagem que planeiam fazer. Terão ainda de responder a cinco perguntas relacionadas com o Ano Europeu do Património Cultural 2018, as iniciativas da UE para os jovens e as próximas eleições para o Parlamento Europeu. Por último, terão de responder a uma pergunta adicional sobre quantos jovens pensam que se candidatarão a esta iniciativa. As respostas permitirão à Comissão Europeia selecionar os candidatos. Uma vez selecionados, os participantes têm de começar a sua viagem entre 9 de julho e 30 de setembro de 2018. A viagem pode durar até 30 dias e incluir entre 1 e 4 destinos no estrangeiro.

Antecedentes

Com um orçamento de 12 milhões de euros para 2018, pretende-se que a iniciativa DiscoverEU dê a pelo menos 20 000 jovens a oportunidade de viajarem pela Europa este ano. A cada Estado-Membro da UE foi atribuído um número de passes de viagem baseado na percentagem da sua população em relação à população total da União Europeia. A primeira fase de candidaturas, lançada amanhã, permitirá que 15 000 contemplados explorem o seu continente. Uma segunda fase, com pelo menos 5 000 bilhetes, terá lugar no outono de 2018. A Comissão Europeia tenciona desenvolver a iniciativa e, por conseguinte, incluiu-a na sua proposta para o próximo programa Erasmus. Se o Parlamento Europeu e o Conselho aprovarem a proposta, espera-se que mais 1,5 milhões de jovens de 18 anos possam viajar entre 2021 e 2027, com o apoio de um orçamento de 700 milhões de euros.

DiscoverEU é uma iniciativa da UE baseada numa proposta do Parlamento Europeu, que assegurou o seu financiamento para 2018 através de uma Ação Preparatória. A iniciativa está centrada nos jovens de 18 anos, uma vez que esta idade é um marco importante na passagem para a idade adulta.

A Comissão Europeia gostaria de ouvir a opinião dos jovens viajantes e incentivá-los-á a partilharem as suas experiências e aventuras. Por esta razão, uma vez selecionados, os participantes farão parte da comunidade DiscoverEU e tornar-se-ão embaixadores da iniciativa. Serão convidados a contar as suas experiências de viagem, por exemplo, através das redes sociais, como o Instagram, o Facebook, o Twitter, etc., ou mediante apresentações na escola ou na comunidade local.

Para mais informações:
https://ec.europa.eu/portugal/news/discover-eu-interrail_pt

Share