Em vésperas da Semana das PME, que decorrerá de 15 a 21 de outubro, o Programa Erasmus para Jovens Empresários atingiu um marco importante: o Programa apoiou mais de 2 600 empresários, tendo sido organizados até à data mais de 1 300 intercâmbios entre novos empresários e empresários estabelecidos. Numa cerimónia realizada em Bruxelas, os empresários e os pontos de contacto locais (organizações intermediárias) receberam prémios por terem contribuído ativamente e com sucesso para o Programa.
As participações no concurso demonstram que o Programa ganhou balanço – em especial ao longo do último ano – e que trouxe benefícios tanto para os novos empresários como para os empresários de acolhimento, e ainda para a economia da UE. Foram utilizadas cinco categorias de prémios diferentes para avaliar o Vídeo da Melhor História de Sucesso, a Melhor Cooperação Pós-Parceria, o Melhor Conceito de Empresa de Novos Empresários, o Melhor Empresário de Acolhimento e a Melhor Organização Intermediária.
Antonio Tajani, Vice-Presidente da Comissão Europeia, Comissário responsável pela política empresarial e industrial, salientou: «É necessário melhorar a internacionalização das PME da UE, já que são relativamente poucas as que exportam os seus bens e serviços, tanto dentro como fora da UE. Tantos os empresários de acolhimento como os novos empresários beneficiam da iniciativa Erasmus para Jovens Empresários, que lhes permite reforçar o seu acesso aos mercados e identificar potenciais parceiros noutros países da UE.»