2014_presidencia_leta2015_dtA 7 e 8 de janeiro, o Colégio de Comissários deslocar-se-á a Riga para a sua tradicional visita à nova Presidência do Conselho da União Europeia. A Letónia assegurará pela primeira vez a presidência rotativa, de janeiro a junho de 2015. O Colégio de Comissários e o Governo Letão discutirão as prioridades da Presidência Letã durante uma sessão plenária, bem como em diversos debates por grupos de trabalho. Os Vice-Presidentes e Comissários terão encontros bilaterais com os Ministros e dialogarão também com as principais partes interessadas e com deputados do Saeima, o parlamento letão. A 9 de janeiro, o Presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, e a Primeira-Ministra da Letónia, Laimdota Straujuma, inaugurarão o Ano Europeu do Desenvolvimento–2015, centrado na definição de um novo roteiro para pôr termo à pobreza, promover o desenvolvimento e combater as alterações climáticas, em prol de um mundo sustentável pós-2015.

O Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker declarou: “Tem início um novo ano, com uma nova Presidência da UE, pronta a produzir resultados de relevo para os cidadãos. Sendo esta a primeira vez que a Letónia assegura a Presidência da União Europeia, impressionaram-me os preparativos e o nível de ambição que até agora testemunhei. Aguardo ansiosamente o momento de discutir em Riga, com os nossos colegas e amigos letões, a rápida transposição das ambições para atos concretos: impulsionar a competitividade da Europa, melhorando o clima de investimento, e criar uma Europa digital sem fronteiras e uma robusta união europeia da energia, são as nossas prioridades conjuntas. Colaborando, alcançaremos resultados.”

A Primeira-Ministra da Letónia, Laimdota Straujuma afirma: “Vou ter o prazer de dizer ao Presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, e a todos os Comissários que são bem-vindos à Letónia. Esta visita, importante no seu simbolismo e, simultaneamente, no seu conteúdo, marcará o início da Presidência Letã do Conselho da União Europeia. A ambos – governo da Letónia e equipa de Jean-Claude Juncker – aguarda-nos um período de trabalho ambicioso… e assaz necessário para a Europa. As prioridades da nossa presidência – Europa competitiva, Europa digital e Europa empenhada – serão a lanterna que orientará o nosso trabalho durante os próximos seis meses.”

Para mais informações:
http://www.es2015.lv/en/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

http://www.es2015.lv/en/

Share