juvenes_translatores_2010_ptEstão abertas as inscrições para a edição de 2013 do concurso de tradução para os jovens nascidos em 1996.

As escolas secundárias podem inscrever os seus alunos no «Juvenes Translatores», o concurso anual da UE para jovens tradutores, no sítio Web ec.europa.eu/translatores. O período de inscrições decorre até 20 de Outubro e o formulário de candidatura está disponível em todas as línguas oficiais da UE, que pela primeira vez inclui o croata. As provas de tradução terão lugar a 28 de novembro simultaneamente em todas as escolas selecionadas.

Nesta 7ª edição do concurso, podem participar alunos nascidos em 1996, de mais de 760 estabelecimentos de ensino de toda a UE. As provas consistem na tradução de um texto de uma página, podendo os alunos escolher qualquer uma das 576 combinações linguísticas possíveis entre as 24 línguas oficiais da UE.

Este ano, para assinalar o Ano Europeu dos Cidadãos, o tema dos textos a traduzir será a cidadania europeia e os benefícios que oferece à população. Os tradutores da Comissão Europeia farão a avaliação das traduções e selecionarão um vencedor por país. Em abril de 2014, todos os vencedores serão convidados para a cerimónia de entrega dos prémios em Bruxelas.

Para mais Informações: