- CIED Bragança - http://ciedbraganca.ipb.pt/wp -

A Bandeira Europeia

Bandeira EuropeiaDESCRIÇÃO SIMBÓLICA
Sobre fundo azul-celeste, doze estrelas douradas definem um círculo, que representa a união dos povos da Europa. São em número invariável de doze, símbolo da perfeição e da plenitude.

DESCRIÇÃO HERÁLDICA
Sobre fundo azul-marinho, um círculo definido por doze estrelas douradas de cinco raios, cujas pontas não se tocam. 

Esta Bandeira foi originalmente adoptada pelo Conselho da Europa a 8 de Dezembro de 1955. Desde o início, o Conselho da Europa desejava que esta fosse usada por outras organizações regionais que procurassem a integração europeia.

A Comunidade Europeia adoptou-a a 26 de Maio de 1986.

A União Europeia, que se estabeleceu pelo Tratado de Maastricht na década de 1990 e que veio a substituir a Comunidade Europeia e as suas funções, também escolheu esta bandeira. Desde então o uso da bandeira tem sido conjuntamente controlado quer pelo Conselho da Europa quer pela União Europeia.

Doze, foi o número de estrelas escolhido, pelo facto de na altura não existirem conotações políticas negativas e constituir um símbolo de perfeição e de algo completo.

Se pretender obter mais informação sobre a União Europeia, convidamo-lo a continuar a sua pesquisa através do acesso ao site seguinte:
http://europa.eu/abc/symbols/emblem/index_pt.htm