Hino EuropeuO Hino Europeu, extraído da 9.ª Sinfonia composta em 1823 por Ludwig Van Beethoven, não é apenas o hino da União Europeia, mas de toda a Europa.

No último andamento desta sínfonia, Beethoven pôs em música a “Ode à Alegria”, que Friedrich von Schiller escreveu em 1785. O poema exprime a visão idealista de Schiller, que era partilhada por Beethoven, em que a humanidade se unia pela fraternidade.

Em 1972, o Conselho da Europa adoptou o “Hino à Alegria” de Beethoven para hino que, na linguagem universal da música, exprime os ideais de liberdade, paz e solidariedade. Estes ideais constituem o estandarte da Europa.

Em 1985, foi adoptado pelos Chefes de Estado e de Governo da União Europeia como hino oficial da União Europeia. Não se pretende que substitua os hinos nacionais dos Estados-Membros, mas sim que celebre os valores por todos partilhados de unidade e diversidade.

Convidamo-lo a ouvir o Hino, através do ficheiro aúdio aqui disponibilizado: 
Hino Europeu

Se pretender obter mais informação sobre a União Europeia, convidamo-lo a continuar a sua pesquisa através do acesso ao site seguinte:
http://europa.eu/abc/symbols/anthem/index_pt.htm