roteiro_ciencia_madeira_ptO Comissário europeu Carlos Moedas leva o Roteiro da Ciência à Madeira a 21 e 22 de abril a convite do Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque. Nesta agenda dedicada à investigação, ciência e inovação, o Comissário terá encontros bilaterais com o Governo Regional, autarcas, investigadores e empresários; visita vários centros de investigação da Universidade de Madeira e o Madeira Interactive Technologies Institute, e conhecerá ainda start-ups, PMEs e empresas madeirenses de maior dimensão.

A Europa investe no sucesso de Portugal e o Roteiro da Ciência materializa esse empenho com a visita do Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação Carlos Moedas a várias cidades portuguesas, permitindo-lhe conhecer e dar a conhecer em detalhe a excelência da ciência e da inovação que se produz em Portugal. O Roteiro da Ciência acontece no período em que se comemoram os 30 anos da adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE).

A Região Autónoma da Madeira é a segunda região a receber o Roteiro da Ciência, uma iniciativa que permitirá explicar a ação da Comissão Europeia na promoção da Investigação, Ciência, e Inovação, nomeadamente os instrumentos europeus em vigor (Horizonte 2020, Fundos Estruturais e Plano de Investimento Juncker), conhecer casos de sucesso de instituições públicas e privadas, assim como de investigadores e empresas, promovendo o contacto entre instituições regionais, nacionais e europeias. Carlos Moedas é o responsável pelo Horizonte 2020, o programa da União Europeia para a investigação, ciência e inovação. Ao longo de sete anos, são investidos quase 80 mil milhões de euros em projetos de investigação e inovação destinados a apoiar a competitividade económica da Europa e a alargar as fronteiras do conhecimento humano.

O Comissário Moedas pretende conhecer em detalhe os desafios com que a Região Autónoma da Madeira (RAM) se depara e dar a conhecer os diferentes instrumentos europeus disponíveis:

É com grande satisfação que visito a Região Autónoma da Madeira no âmbito dos Roteiros da Ciência. Investir na ciência e inovação é a melhor forma de promover o crescimento sustentável. O Horizonte 2020, que tenho o privilégio de gerir, é um dos maiores programas do mundo de financiamento à investigação e à inovação. Com esta visita procuro conhecer melhor os cientistas e empreendedores madeirenses e dar a conhecer as múltiplas oportunidades proporcionadas pela União Europeia.

A visita inicia-se no dia 21 de abril com uma reunião bilateral com vários membros do Governo Regional da Madeira na residência oficial do seu Presidente. As expectativas do Presidente do Governo Regional podem ser vistas aqui. Os Secretários Regionais Sérgio Marques e Jorge Carvalho também já falaram sobre a importância desta visita. À reunião segue-se um ponto de imprensa na Quinta Vigia.

Segue-se uma manhã dedicada à comunidade de investigação, que se inicia com uma reunião que junta o Secretário Regional da Educação, o Reitor da Universidade da Madeira e a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI). Na presença do Presidente do Governo Regional, é depois feita uma visita a quatro instituições de investigação da Universidade da Madeira: Centro de Química da Madeira; Isolexis/Banco de Germoplasma; Laboratório de Genética Humana e Laboratório de Crescimento Físico Humano e Desenvolvimento Motor. Segue-se uma visita ao M-ITI – Madeira Interactive Technologies Institute, um instituto de inovação, pioneiro na Madeira na participação em programas europeus, em particular os fundos Creative Europe, Bolsas Marie Curie e o Instrumento PME. O Comissário europeu visita ainda o Observatório Oceânico da Madeira e almoça depois com investigadores das instituições madeirenses.

Sempre acompanhado por representantes do Governo Regional, o Comissário europeu dedicará também a sua agenda a várias empresas madeirenses de diferente dimensão. Ainda no espaço do Madeira Tecnopolo, o Comissário faz uma visita ao Centro de Empresas e Inovação da Madeira e à empresa madeirense Awaiba, líder mundial na produção de câmaras óticas microscópicas. Na Ribeira Brava visita a empresa ACIN – iCloud Solutions, uma empresa de software. Carlos Moedas pretende conhecer empresas inovadoras vocacionadas para a sustentabilidade energética e para a valorização dos recursos regionais. É por isso que visita a Central dos Socorridos da Empresa de Electricidade da Madeira, onde lhe serão apresentados projetos de acumulação de energia e de sustentabilidade energética. No dia 22 conhecerá também a empresa MadeBiotech, uma empresa de I&D nas áreas da Química Verde, da Biotecnologia, da Biorefinaria e da Energia.

Ainda no final do dia 21, o Comissário reúne-se com a Câmara de Comércio e Indústria do Funchal e com a Associação de Jovens Empresários.

O Comissário Carlos  Moedas junta-se ao Presidente do Governo Regional para um ponto de imprensa no aeroporto do Funchal, antes da sua partida para Lisboa, no dia 22.