semana_europeia_formacao_profissional«Descobre o teu talento!» é o lema para a campanha da Segunda Semana Europeia da Formação Profissional. A reunião entre diferentes stakeholders visa aumentar a visibilidade do Ensino e Formação Profissionais e demonstrar que esta opção conduz à excelência na educação, a empregos de alta qualidade e a uma empregabilidade reforçada.

 

Os impactos da inovação e evolução tecnológica no mercado de trabalho exigem uma adaptação das nossas competências enquanto funcionários e trabalhadores. O treino vocacional é uma excelente oportunidade, que oferece uma preparação adequada e eficaz para carreiras interessantes e desafiadoras, mas também as valências necessárias para participar ativamente na sociedade.

Na União Europeia, em 2015, as pessoas que optaram por programas de Ensino e Formação registaram uma taxa de emprego de 75 %. Já em 2016, mais de 30 milhões de adultos participaram no ensino ou formação profissionais nos 28 Estados-Membros. Há cada vez mais indicadores de que esta via facilita a transição para o mercado de trabalho.

A Comissária para o Emprego, Assuntos Sociais, Competências e Mobilidade Laboral, Marianne Thyssen declarou: «A formação profissional é, demasiadas vezes, considerada como uma segunda escolha por comparação com os estudos académicos. Precisamos de alterar isso e mostrar como esta via de formação pode conduzir a carreiras apaixonantes e gratificantes em todas as áreas como nunca se imaginou – de cineastas a estilistas de moda e de pilotos a assistentes médicos

Portugal apresenta valores pouco animadores nestes domínios. A percentagem de população adulta com baixas qualificações é mais do dobro da média europeia (53,1 %em Portugal contra 23 % de média da UE). Para agravar a situação, também o indicador relativo à formação de adultos evidencia essa tendência. Para contrariar este cenário, cerca de 30 eventos decorrem por todo o país. Consulte este quadro interativo para os conhecer e participar.

Devemos contribuir para consolidar esta opção como válida e desejável para pessoas de todas as idades. Assim, esta semana, a União Europeia está particularmente focada em assegurar que os seus cidadãos estão prontos para as exigências do mercado de trabalho de hoje e também de amanhã.

Para mais informações:
https://ec.europa.eu/portugal/news/european-week-professional-trainning_pt

Share