grecia_2_-_copy_0 copyO Centro de Coordenação de Resposta de Emergência da Comissão está a funcionar sem interrupções e está em contacto permanente com as autoridades gregas, suecas e letãs, que solicitaram o apoio da UE na sequência dos incêndios florestais sem precedentes que estão a assolar a Europa.

Na sequência dos incêndios devastadores ocorridos na Grécia, o Presidente Juncker falou com o Presidente da República Helénica, Prokopis Pavlopoulos, e com o primeiro-ministro Tsipras para expressar as suas sinceras condolências às famílias e aos amigos das vítimas. Numa carta dirigida ao primeiro-ministro, o Presidente Juncker reiterou que tudo será feito para apoiar a Grécia durante estes tempos difíceis.

Ontem à noite, a Grécia solicitou o apoio da União através do Mecanismo de Proteção Civil da UE. Em resposta imediata, Chipre, Espanha e Bulgária apresentaram rapidamente propostas de assistência concreta, incluindo aviões, bombeiros, médicos e veículos. O Comissário responsável pela Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Christos Stylianides, viaja ainda hoje para Atenas e publicou, entretanto, uma declaração com os pormenores da sua visita, durante a qual se reunirá com as autoridades gregas de proteção civil e coordenará a assistência já da UE já no local. Relativamente à Suécia, o apoio da UE continua com aviões, bombeiros e veículos, já em operação nas áreas afetadas.

No que diz respeito à Letónia, o sistema de satélite Copernicus da UE(link is external) foi ativado para ajudar as autoridades nacionais a fazer uma cartografia de emergência das zonas de risco. A Comissão mantém-se em contacto com os Estados-Membros que participam no Mecanismo de Proteção Civil da UE para fornecer qualquer ajuda suplementar possível.

A Comissão propôs reforçar a resposta da proteção civil da UE através do rescEU para que quando várias catástrofes assolam os Estados-Membros, estes estejam melhor preparados para lhes dar resposta. A proposta «rescEU» é um elemento central da agenda do Presidente Juncker para uma Europa que protege. Estão disponíveis fotografias imagens vídeo do Centro de Emergência, bem como uma Nota Informativa «O combate aos incêndios florestais na Europa — Como funciona».

Para mais informações:
https://ec.europa.eu/portugal/news/eu-mobilizes-support-for-fighting-fires_pt

 

Share